“Contam que uma vez o João Gilberto cantou tanto uma música em seu apartamento que um dos seus gatos se jogou pela janela. Esse conto é engraçado, mas a história não é verdadeira” disse Nelson Motta, convidado da promoter Licia Fabio, na noite dessa segunda-feira, 11 de julho, na Varanda D’Licia, abrindo o evento “Fino Saber”, levando o público a cair no riso e esclarecendo várias histórias que ilustram a vida do músico baiano João Gilberto.
De acordo com o compositor, escritor, jornalista, letrista e produtor musical, o polêmico e curioso João Gilberto nesses 80 anos de vida estabeleceu um movimento“Gilbertiano” entre as gerações que vieram integrar a história da música popular brasileira. “Todos os baianos quando o ouviram, enlouqueceram. Era uma música que modificava o que existia naquela época em que explodiu, e o faz até hoje”.
Adelmo Casé e Ninha prestigiaram a 1a ed do Fino Saber |
Nelson ainda contou passagens que expressavam o quão ríspido era o comportamento do João Gilberto “Uma vez fiz uma crítica sobre um show dele em Paris, ele me ligou e muito grosso me mostrou sua total insatisfação; três meses depois me presenteou com passagem e hospedagem para assistir um show em Nova Iorque – o melhor que presenciei em toda a sua carreira. Ele sempre foi assim, imprevisível”.
Para finalizar a noite, Nelson ainda respondeu várias perguntas da platéia, que contou com vips, celebridades e muita gente antenada. Muitos queriam saber sobre mitos e verdades da vida do cantor que foi, e que é, referência musical no mundo. “Se eu faria a biografia ele? Jamais. Até porque, quem tentar fazer isso, vai ser impedido pelo mesmo”, enfatizou Motta, que foi aplaudido de pé por todos os presentes.
O “Fino Saber” conta com a proposta de aliar reflexões contemporâneas sobre assuntos que permeiam o nosso cotidiano, como moda, cinema, arquitetura, design, gastronomia, saúde, dentre outras. A idéia do encontro é inovadora e a expectativa é que ele se repita mensalmente, sempre promovendo interação com grandes nomes de um determinado segmento. Nessa primeira edição o encontro contou com o apoio cultural da Rede Bahia, da Pós-Graduação UNIJORGE, do Hotel Pestana e da Ana Import, que na oportunidade apresentou ao público o vinho Decero Remolinos Vineyards Mini-Edición Petit Verdot 2008, eleito pela Revista Gula como o “bom do ano”.
Confira alguns clicks, por Uran Rodrigues.